O Grêmio do Prata desde sua criação tem uma característica muito Forte e Aguerrida de sempre participar ativamente de forma propositiva para a melhoria constante de administrar o Clube e atender seu torcedor.
Com respeito e seguindo sempre as instâncias certas dentro do clube, o Grêmio do Prata inúmeras vezes protocolou junto à secretaria do Conselho Deliberativo propostas para reforma estatutária, sem que antes não tenha dialogado e explicado estas propostas aos presidentes do Conselho Deliberativo. O Grêmio do Prata encaminhou muitas solicitações de reuniões com a Presidência do Clube e quando foi atendido expos seus projetos, suas propostas e seus anseios de melhoria constante do Clube e de um atendimento eficaz e rápida as necessidades do seu torcedor.
Em 2015, através da iniciativa e total apoio do Dr. Milton Camargo – Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, foi reaberto o Fórum dos Movimentos políticos do Grêmio. Nele, cada representante dos grupos políticos encaminhava suas propostas de melhoria para o Clube e, dentre estas propostas, quatro mais importantes e de interesse fundamental para o Grêmio foram selecionadas, debatidas, descritas e encaminhadas às comissões pertinentes de trabalho do Conselho Deliberativo para que avaliassem o seu texto e suas justificativas. Quando do retorno das avaliações, as propostas foram encaminhadas aos conselheiros para votação, aonde as 4 propostas foram aprovadas por unanimidade.
O Grêmio do Prata é autor do texto e da justificativa de 2 duas destas propostas aprovadas, pois já em 2014 havia protocolado junto ao conselho deliberativo 4 propostas de reforma estatutária, mesmo sem ter conselheiro algum, e por esforço do grupo e insistência, estas 4 propostas foram à votação em assembleia do Conselho, mas foram rejeitadas naquele momento, pois politicamente não seria adequado aprovar estas propostas.
Com o fórum as propostas encaminhadas e justificadas pelo Grêmio do Prata foram aprovadas:
Emenda vedando acúmulo de funções do Presidente e cargos de Vice-Presidentes com as funções de cargos eletivos públicos;
Redução da Cláusula de Barreira de 20% (vinte por cento) para 15% (quinze por cento) nas eleições do Conselho Deliberativo.
Em 2016 seguimos bravamente participando do fórum, levando propostas para atender os desejos do torcedor Gremista e que aumentem a capacidade do Clube em ser gerido de forma profissional, transparente e segura. Dentre estas propostas o Grêmio do Prata insistiu em seus projetos já apresentadas em 2014 e nas novas iniciativas apresentadas, tais como:
- Propiciar mais direitos estatutários aos Familiares Inscritos pelos Associados – Valorizar o Familiar é um grande passo para que o Associado traga a família às dependências do Clube. Além disso, aumenta a chance de que venha a se tornar um Associado quando encerrar a dependência, se for o caso (2014);
- Categoria de Base – Incluir estatutariamente a destinação de no mínimo 10% (dez por cento) às Categorias de Base do valor orçado e aprovado anualmente correspondente do Futebol Profissional (2014);
- Eleição do cônsul em seus consulados – em suas cidades;
- Regramento de campanhas políticas – eleitorais no clube.
Coordenador do Depto de Categorias de Base do Grêmio do Prata