Mediação: Alexandre Borba – Advogado e Membro da Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo da OAB/RS
Debatedores:
-Luiz Moreira – Diretor de Administração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense;
-Elvio Pires – também representando o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
-Alexandre Silveira Limeira – Vice-Presidente de Administração do SCI;
-Carlos Alberto Prado de Andrade – Comandante do 1º BOE;
-Fabiano de Castilhos Bertolucci – Presidente do TJD da FGF;
-Marco Aurélio Martins Xavier – Juiz-Coordenador do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos;
-Márcio Bressani – Promotor Titular da Promotoria do Torcedor
Coordenação: Daniel Cravo Souza – Advogado, Conselheiro Seccional da OAB/RS e Presidente da Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo da OAB/RS.
Ficou claro a contrariedade de todos debatedores em relação ao álcool nos estádios, durante os jogos de futebol.
Também ficou claro que os órgãos de segurança e de aplicação da Lei, principalmente por meio da tecnologia de monitoramento, pretendem aumentar a responsabilização dos presentes nos estádios, pois consideram que o indivíduo tem um dever de boa-conduta e uma obrigação de ser um bom exemplo para que o espetáculo transcorra dentro das normas vigentes.
Quanto à punição do Clube no âmbito desportivo, ficou controversa, pois o representante do TJD/RS explicou que não há um entendimento fixo se o Clube se responsabiliza ou não por atitudes (individualizáveis) dos seus torcedores.
Dentre outros assuntos.
O Grêmio do Prata teve a oportunidade de opinar e expor aos presentes no evento que os crimes devem ser prevenidos, legalmente punidos, e que a questão do álcool deve ser muito bem repensada. A torcida do Grêmio, aos longos dos anos, se tornou um exemplo de como torcer, e se mostrou sempre contrária às atitudes transgressoras da lei realizada por uma ínfima minoria. Isso deve ser respeitado!
Desejamos que se trabalhe a questão profundamente para que se valorize o torcedor que exerce corretamente sua paixão. Também foi colocado a preocupação com os Clubes do interior que muitas vezes tem uma importante fonte de renda, ou melhor, de subsistência, nas suas copas.
Enaltecemos a inciativa da OAB e a participação de todos. O evento foi importante para captarmos informações diretamente dos diferentes segmentos da sociedade e serviu para fomentar crítica construtiva do papel do nosso Grêmio para além de um clube de futebol. Com certeza, o Grêmio do Prata continuará atuando (como já vem fazendo junto a torcida, direção, conselheiros, Ministério Público) em prol da torcida e da nossa cultura de Grêmio.
Segue a repercussão oficial do evento:
http://www.gremio.net/news/
Bruno Carvalho
@bruno_ccar
Rinaldo Penteado
@rinaldonarede
Que ótima iniciativa de poder ampliar a discussão entre todas as esferas… Lamento apenas ainda termos representantes como Luis Moreira e Élvio, pois não defendem nem os interesses do clube nem os dos torcedores. GRÊMIO do Prata está de parabéns pelo posicionamento. Me representa, me identifico, por isso sou parte.