Baltazar Maria de Moraes Júnior, foi o primeiro jogador do Grêmio que decorei o nome completo (será que ele foi importante?). Nasceu em Goiânia no dia 17 julho de 1959, CAMISA 9 de ofício, iniciou a carreira como atleta profissional no Atlético-GO em 1978. De saída já foi artilheiro do campeonato goiano de 1978.

Foi contratado pelo Grêmio Foot Ball Porto Alegrense em 1979, onde, na primeira temporada sagrou-se campeão gaúcho. Em 1980 mais uma vez Campeão Gaúcho e artilheiro do Gauchão.

Outro fato marcante na vida de Baltazar foi ter sido o autor do Primeiro Gol do Olímpico Monumental. No dia 21 de junho 1980, amistoso entre Grêmio x Vasco RJ marcou a abertura do Monumental, o gol do tricolor foi marcado por Baltazar aos 38` do Primeiro Tempo. Grêmio vencera o jogo por 1×0… Gol de Baltazar!!!!!

Em 1981 não foi o Campeão Gaúcho, porém, foi artilheiro do Gauchão. No dia 30 de abril 1981, após errar um pênalti no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1981, Grêmio x São Paulo SP, previu que Deus lhe reservara algo melhor.

E chegou o gol reservado, dia 03 de maio 1981, no Estádio do Morumbi, diante de um público de 93.000 pessoas. Aos 19` do Segundo Tempo, Paulo Isidoro puxa contra-ataque, toca para Paulo Roberto. O lateral cruza da intermediária para Renato Sá que de cabeça escora a bola para BALTAZAR.

Baltazar domina a bola no peito e sem deixar cair dispara um chute no ângulo esquerdo do goleiro são paulino, 1×0 para o Tricolor Gaúcho, nem 3 goleiros alcançariam aquela bola. Golaço de pura técnica e irresignação, não se abateu com o erro do primeiro jogo, lutou e perseverou até o fim.

No ano de 2010 foi eternizado com os pés na Calçada da Fama do Tricolor dos Pampas.

Jogou em outros clubes grandes do Brasil e do Mundo. No Atlético de Madrid da Espanha é figura de destaque no museu do clube “colchonero”. Recebeu o “Troféu Pichichi” ao sagrar-se artilheiro do campeonato espanhol com 35 gols na temporada 1988\89.

FELIZ ANIVERSÁRIO, Baltazar Maria de Moraes Júnior, o Artilheiro de Deus!!!

Que Deus siga te iluminando e te reservando sempre o melhor da vida, SEREMOS ETERNAMENTE GRATOS aos que nos foram leais.

UM ABRAÇO PELOS TEUS 59 ANOS DE VIDA, DE TODA A TORCIDA DO GRÊMIO!!!

Edison Patta Coffi

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.