Na noite de 13/03/2017 o Conselho Deliberativo do Grêmio se reuniu em sessão extraordinária para apreciar e deliberar sete propostas de reforma estatutária. Essas iniciativas foram levantadas e discutidas amplamente no Fórum dos Movimentos (espaço de debate para os Movimentos Políticos do Grêmio e que obteve a participação da maioria desses grupos) desde 2015 e concluídas em Agosto de 2016, ou seja antes das eleições do Conselho Deliberativo. O Grêmio do Prata, mesmo sem representação no Conselho Deliberativo, participou ativamente na elaboração das propostas e justificativas a fim de que as mesmas fossem aprovadas.
Na sessão do Conselho Deliberativo estiveram presentes 232 Conselheiros. Dentre os convidados, dois integrantes do Grêmio do Prata (sem direito a voto e palavra) marcaram presença, a convite do Presidente do Conselho.
Chamou a atenção a forma como foi conduzida a votação, solicitando aqueles que fossem a favor das propostas permanecessem sentados e os contrários se levantassem. Cabendo a Mesa do Conselho, a distância, realizar a contagem dos votos.
Unicamente para a proposta de vedação do acúmulo do Cargo de Presidente do Clube com cargos públicos eletivos, por causa da dificuldade de contagem de votos, muitos dos Conselheiros presentes solicitaram uma nova votação, de forma nominal.
Registra-se que ao final da sessão muitos Conselheiros que desejavam a aprovação das propostas consignaram em Ata o seu voto.
O conhecimento desses nomes e da ata só será possível após a sua divulgação pela Presidência do Conselho Deliberativo, mediante a solicitação formal pelo associado Gremista ou Conselheiro.
Confira na íntegra as propostas de alterações estatutárias que foram votadas
Proposta – Vedar o acúmulo do cargo de Presidente do Clube com cargos públicos eletivos – REJEITADA
Proposta – Planejamento estratégico e plano de metas – REJEITADA
Proposta – Inelegibilidade do Conselheiro a cargo eletivo por faltas não justificadas – REJEITADA
Proposta – Prazos de análises das demonstrações financeiras – APROVADA
Proposta – Redução da cláusula de barreira para eleição do Conselho de Administração dentro do Conselho Deliberativo – REJEITADA
Proposta – Criação de Portal de Transparência – REJEITADA
Proposta – Inclusão no estatuto de dispositivos relativos ao regimento eleitoral – APROVADA
Tu, Associado Gremista, te sente representado por essas decisões do Conselho Deliberativo?
É o Grêmio que tu queres?
Registro meus parabéns por informar aos gremistas! Infelizmente o CD, desde sempre, não nos representa, ou seja, não representa aos 8 milhões de gremistas. Triste constatar que as deliberações do CD do Grêmio vão no sentido de “manutenção do status quo”, isto é, proteção de projetos “grupais” e ou individuais!!! Para a maioria dos membros do CD, o GRÊMIO NÃO ESTÁ ACIMA DE TUDO!!! Talvez 15 anos de pequenês tenham sido pouco! Encerro este modesto “desabafo” com uma única palavra: vergonha!!
Sabem quando que as propostas 1, 3, e 5 seriam aprovadas por esse conselho que hoje lá está? Nunca ! É amigos… Trabalho longo, árduo e desgastante pela frente para mudar o estado das coisas. Lembro de “a bola não entra por acaso” e penso que nosso título do ano passado foi um acidente de percurso… Lamentável.. mas não vamos desistir. Nunca !!
Infelizmente palavras como “transparência, representar o sócio, profissionalização” só são levadas a sério em eleição.