Neste sábado, o Grêmio enfrentou o Goiás, no Serra Dourada, sob forte calor que chegou a 37° na capital goiana, tanto que Marcelo Grohe passou mal e teve de ser substituído no segundo tempo. Apesar da temperatura, o jogo foi morno. As duas equipes pareciam sentir a ausência de seus artilheiros, Barcos e Erick. Pouca criatividade e agressividade deixaram a partida chata e nos deixaram a impressão de que poderíamos ter conseguido os 3 pontos nesta partida. Alias, deveríamos ter ganhado estes 3 pontos.

Qualidade: Como já foi dito por muitas vezes aqui, falta qualidade ao elenco gremista e talvez por isso não possamos estar disputando o título do campeonato e agora estamos fora do G4.

Escalação: Com as ausências de Barcos e Dudu, ficava a dúvida sobre qual seria a escalação do time. Felipão optou por manter Luan no meio campo e colocar Fernandinho no ataque ao lado de Lucas Coelho. No meio os volantes Felipe Bastos, Wallace e Ramiro. Pessoalmente acho que a melhor opção seria a entrada de Alan Ruiz no meio campo, pois é nosso jogador que mais se aproxima das características de armador, com Luan e Lucas Coelho no ataque. Acho que Biteco tem mais bola que o Ramiro, mas o ex-jogador do Juventude segue tendo a preferência.

Desempenho da equipe: Luan, pelo que foi visto na Seleção Sub-20 rende mais no ataque, mas no Grêmio continua jogando como meio campista. E logo no início do jogo, aos 19 minutos, perdemos novamente com ele uma das melhores chances que tivemos no jogo. Um contra-ataque em que Luan avançou com a bola e Lucas Coelho se posicionava para receber o passe, tendo apenas 1 marcador na defesa. Luan demorou muito para passar a bola o que deixou Lucas Coelho em impedimento (estava na mesma linha, mas foi assinalado). Fernandinho foi péssimo, até agora não mostrou nada no time. Parecia se esconder do jogo. Ramiro e Felipe Bastos estavam mal na partida. A zaga foi bem, apenas alguns erros do Bressan, mas Geromel foi, mais uma vez, um dos destaques.

Substituições: Uma substituição foi queimada, infelizmente, pelo mal estar do nosso arqueiro, Marcelo. Queimamos outras duas substituições trocando os volantes, o que tem acontecido com frequência. O desempenho dos volantes tem caído muito na segunda etapa. Com isso, o Grêmio manteve a postura inicial, sem agredir o adversário, ficamos com Alan Ruiz no banco e Fernandinho caminhando em campo. Uma equipe que tem pretensões de estar entre os melhores do campeonato não pode ficar satisfeita com um empate com o Goiás, por mais que seja no Serra Dourada (estádio em que temos histórico negativo).

O Grêmio tinha ótimas possibilidades de vencer a partida, pois o Goiás tem uma equipe fraca e estava desfalcado. Porém a falta de qualidade de alguns jogadores titulares e dos substitutos de Barcos e Dudu, somados a postura da equipe durante a partida nos penalizaram, 1 ponto conquistado, somado a derrota para o Palmeiras, ficaram como um saldo muito ruim nestas duas rodadas fora de casa.

Próximo confronto: Na quarta-feira, às 21h enfrentaremos o Figueirense, se existem pretensões de estar entre os 4 melhores do campeonato, a vitória é imprescindível. Nós, os loucos gremistas de sempre estaremos lá na Arena, apoiando o tricolor, apesar da falta de qualidade do elenco e falta de agressividade do time.

Mauro Straccioni
@mstraccioni

3 respostas a “Ótimas possibilidades, faltou o gol”

• Concordo contigo em alguns pontos Mauro.
    Reconheço que o Alan Ruiz é lento e as vezes parece meio desligado, mas tem o chute de fora da área (é o único que tenta), cava faltas e dá assistências.
    Apesar de não gostar da preguiça e falta de vontade do Luan, também acho que ele poderia ser testado no ataque, como joga na seleção sub 21.
    E por último, Geromel é o melhor zagueiro do Grêmio. Pode não ter muita técnica, mas não perde dividida, tem antecipação e bola aérea. E pensar que entregamos alguns jogos importantes com ele no banco e o Werley de titular.

• Nosso time é cobertor curto. Tapa um lugar, destapa o outro. Time mal montado. Não sei se vamos conseguir uma vaga na LA15, mas tem que seguir lutando.
    Para o ano que vem, dispensar Pará, Werley, Ramiro, Alan Ruiz, vender o Luan e algum outro e formar um time a partir da base.

@denisfpalmeida

• Grupo, time e futebol sem qualidade! Esperar o quê de uma “gestão de futebol” que,além de contratar mal (sobre-posições, jogadores ruins…..), atrasa “direito de imagem” e agora “salário”? O que será do Grêmio em 2015? Triste realidade!!