Esse Grêmio que ontem jogou não sabe nem perder.

Danrlei, Arce, Rivarola, Adilson, Roger; Dinho, Goiano, Arilson, Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. Esses nomes ficaram na minha cabeça ontem o dia todo. Um ponta de esperança nasceu no meu coração, e sobreviveu até aquele pênalti patético. Eu acreditei em quem vestia a camisa do Grêmio.

Nem sei, depois de tudo que aprendi e descobri durante o ano, sobre a política do Grêmio, sobre os desgarrados que comandam nosso clube, de onde veio essa esperança. Sei que, quando li os nomes, aquela torcedora romântica da arquibancada que eu fui, voltou por um dia. Saudosamente, fui ver o Grêmio jogar.

Quase que por um milagre veio o gol logo no começo, estava fácil demais. Devia ter desconfiado, o jogo daqui foi uma desgraça. Como se fosse adiantar alguma coisa, lembrei de novo do time que vi ser campeão vestindo a camisa tricolor, e que até hoje amam e honram nossa camisa. Até escrevi na comanda do bar os mesmos nomes.

Só lembrei dos nomes: Danrlei, Arce, Rivarola, Adilson, Roger; Dinho, Goiano, Arilson, Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. E apenas torci, disse pra mim mesma: vai GRÊMIO.

Ai veio o empate com o gol do Ortiz. Tudo bem, eu pensei. Fica calma. A vaga ainda é nossa. Pouco depois aquele gol do desgranido do Rentería. E eu pensando: só tem que perder por um gol, finalmente vamos para a final da Sul-Americana. Quem sabe com o fiasco que vai ser a inauguração da Arena, o jogo seja no Olímpico. Vamos nos despedir com uma taça. É só segurar. Não faltava nem 10 minutos para acabar o jogo…

Um minuto para o jogo acabar, e eu ainda satisfeita com a derrota. A vaga era nossa, contra o São Paulo ia ser mais fácil… E ai veio o pênalti. Até agora, não sei se foi o juiz, se foi o Werley (o que que ele tinha que enfiar aquele braço na frente do jogador? Sabendo que sempre apitam contra o Grêmio…), só sei que me doeu, me envergonhou, não ver nenhum jogador indo pra cima do juiz, nem um dirigente invadindo o campo, nada… Só sei que rezei, insisti, tirei não sei de onde esperanças para dizer em voz alta no bar: vai Marcelo, faz como o Mazaropi.

Lógico, ele não pegou. Assim como o time não jogou nada depois do gol e como mais uma vez não fomos para uma final.

Mais uma vez eu chorei. Voltei para casa chorando, me dando conta de que, em certo momento, torci para meu time perder, estava satisfeita com uma derrota por um gol de diferença.. E isso doeu para burro. Me dei conta de que tiraram minha dignidade. Esses 12 anos sem títulos, me fizeram ficar feliz com uma derrota para um time cretino, que não jogou mais que o Grêmio.

Eu sei de cor a escalação de um time que foi campeão há 17 anos atrás (por ironia do destino na Colômbia e com gol de pênalti). Em 17 malditos anos, não amei, nem idolatrei outro time do GRÊMIO.

Chorei, porque não bastando isso, toda essa vergonha de me ver, pior, ver outros gremistas no bar, eu não era a única torcendo para a derrota ser só de um gol de diferença. Eles vão demolir nosso estádio e o último jogo é contra o T.A. Me bateu um desespero tão grande de ver a miséria que fizeram do nosso clube. Lembrar que praticamente todos os jogos que ganhamos foram sofridos, de pensar nos sete milhões da folha de pagamento, do ridículo que vai ser inauguração da Arena.

Estou a oito dias sem beber. Cheguei em casa e resolvi tomar uma cerveja, mas não consegui. Não consegui nem beber de tamanha tristeza.

Não sei quanto a vocês, mas eu prometo: vou invadir o campo no último jogo assim que o Grêmio fizer um gol. Não vou deixar que esses cretinos deixem o T.A. ganhar o último jogo da história do Olímpico. Podem anular o jogo ou dar vitória por invasão, não me importa. saindo gol do Grêmio vou dar um jeito de invadir o campo, de recuperar o que sobrou de dignidade do meu clube. Meu amor eles nunca vão destruir, é impossível acabar com o que sinto pelo GRÊMIO e não vou deixar eles humilharem o que resta da história do Olímpico.

Me ver satisfeita com uma derrota, dói muito. A que ponto eu cheguei, a que ponto nosso clube chegou.

Tô cansada de vagas, tô cansada dos quase…

Débora Cappellari
@mosqueteiraTri

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

11 respostas a “Chega do quase!”

  • Legítimo o desabafo.

    Fiquei extremamente irritado e chateado ontem. Não torci pela derrota, torci para que o Grêmio soubesse jogar com o regulamente embaixo do braço.

    Quando se faz 1×0 fora de casa, podendo, assim, tomar 2 gols, a carilha é simples: catimba! Para a bola, toca de um lado para outro, volta com o zagueiro, demora pra cobrar cada lateral, cada escanteio… Mas, ao contrário do que manda a cartilha, resolvemos assistir eles jogarem bola. Resultado: cansaço antes dos 25 minutos do 2º tempo. A altitude já ia nos cansar, aliado com esse pensamento pequeno, afundamos!

    Ano que vem precisamos de reforços urgente! Está escancarado que não temos um sistema defensivo confiável. Faltam 2 zagueiros e um LD a nível titular. Falta um número 5 de verdade! Falta peças para grupo.

    Enfim… não é um ano perdido o de 2012, pelo contrário. Montamos uma espinha dorsal quanto a clube. Nos reestruturamos, nos organizamos administrativamente, contratamos alguns bons jogadores que ficarão em 2013. Agora, ano que vem, é necessário o algo a mais. E isso se chama QUALIDADE.

    Bom texto, Débora.

  • VERGONHA! Não tem o que dizer. Time sem cara de Grêmio. Se jogasse pelo menos o primeiro tempo como contra o SPFC. venceríamos. Mas o time é “torto”, mal montado, sem laterais, sem zagueiro xerife, sem atacante veloz…

    Ainda bem que essa gestão perdedora vai embora dia 02/12/12

  • Espero que um dia possamos vir aqui exaltar uma conquista importante do Grêmio… chega de tristeza, de fracassos e eliminações… mais um ano jogado no lixo. Nós Gremistas e o nosso glorioso Olímpico Monumental, no seu último ano, não merecíamos isso… A torcida faz sua parte na arquibancada, esperamos ver os resultados em campo… Esquecendo anos passados, só em 2012 decidimos 4 vezes (caxias e eles no gauchão, palmeiras na copa do Brasil e milionários na copa sulamericana) e fracassamos EM TODAS ! É essa a continuidade que precisamos ?? Doeu ver que, mesmo saindo na frente, no resto do jogo o Grêmio foi covarde, parecia conformado, como um lutador agarrado nas cordas do ring esperando ser nocauteado… depois de 11 anos sem um título importante, poderíamos estar calejados, mas a tristeza é a mesma… e parece que cada vez dói mais, por que continuamos deixando a razão de lado e o nosso amor pelo Grêmio nos faz criar a expectativa de que em algum momento esse sofrimento vai acabar. Agora, ganhar deles no último jogo do Olímpico é OBRIGAÇÂO, não vai nos dar título, taça, etc, mas vamos preservar o que nos resta de orgulho e dignidade, pois em 2013, no “engenhão” de Porto Alegre, nem a mística do velho casarão teremos mais…

  • temos que VEDIR ” bons JOGADORES TECNICANENTE e COM VONTADE DE GANGAR TITULOS ” AO KOFF . ENVIAR NOMES de CARAS com MARCA VENCEDORA . PEDIR PRA QUE CONTRATE qualidade OK //// NAOOOOOOOOOOO quantidade de jogadores neeeeee ! CHEGA DE A. LIMA , KLEBER , MARQUINHOS , M . ANTONIO , PICO , GAGO , FERNANDO , ADILSON , LEANDRO , GABRIEL . CHEGA DE TANTOSSSSSSSSSSS NABAS JUNTOS NO GREMIO ok !

  • VERDADE, mas esta diretoria e jogadores não valem nem mesmo a comida que comem.

    Pois zé, eu não acredito em mais nada que vem desta diretoria fracassada. Mas mesmo assim dei um voto de confiança ao Grêmio achando que este ano iriamos ganhar algo, e o Olímpico poderia ficar em paz. Mas como eu disse, esta diretoria é fracassada e não tem estrela de campeã! Espero que com a volta de Fábio Koff todos esses problemas do Grêmio caiam por terra e que TORCIDA(que só toma na cara), atletas(que tão nem ai pra este sentimento chamado Grêmio) e direção( com uma politica voltada a títulos e não vagas) entrem em sintonia novamente.

    Na boa ou na ruim, GRÊMIO SEMPRE!

  • Grande post, alem de “bella” é inteligente essa Cappellari,
    Definitivamente esse GREMIO QUE ESTÁ POSTO E QUE AGORA PASSA SER A BASE PARA 2013, NÃO É O MEU GREMIO, EXISTE MUITA DISTANCIA PARA UM GREMIO AGUERRIDO FORTE E BRAVO, A INICIAR PELA COMISSÃO TECNICA QUE ME PARECE VAI ENCHER O GREMIO DE BRUXOS DO LUXA E DEPOIS SE OS RESULTADOS NÃO VIEREM VAMOS TER UE INDENIZA-LOS TODOS. é imensurável o passivo oculto que estão formando no GREMIO. É O NOVO TREM DA ALEGRIA, QUE O LUXA VAI DIRIGIR, E O QUE É PIOR COM O ADREVERENDUM DA NOVA DIREÇÃO.
    TUDO ESTÁ COMO ERA ANTES; SÓ TROCA O SURRADOR O RELHO CONTINUA O MESMO NO LOMBO DOS GREMISTAS.
    SALVE GREMIO SALVE GREMIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.