Entra ano e sai ano e as coisas não mudam. Não se aprende nada com os erros de anos anteriores e evolução é quase zero. Isso tem sido rotineiro no Grêmio.

O que começa errado termina errado. Todo final de ano é aquele mesmo assunto: “SE tivéssemos um goleador seríamos campeões.” “SE tivéssemos zagueiros não tomaríamos tantos gols…” “SE tivesse contratado um articulador o time seria bem melhor…”. Mas ora, com 13 anos de fracassos sucessivos em campo e a 16 anos de péssimas gestões não aprenderam nada?

Em virtude da falta de planejamento, do medo e da incompetência em campo, criam-se desculpas esfarrapadas. Todo início de ano é a mesma desculpa: pré-temporada curta. Ok. Mas por que tem times que com pouco tempo de pré-temporada conseguem bons resultados? Ah, quando quer dar desculpa, até o calor entra em pauta. Vamos combinar, calor é para todos e não só para o Grêmio. Agora, o “planejamento” é colocar um time reserva ou sub 20 para o clássico Grenal na nossa casa. Aí entra o medo. Sim, medo de perder e entrar sob pressão na Libertadores da América. Para dar aquela desculpinha de “SE fossem os titulares, venceríamos facilmente. Mas apesar da derrota o time foi bem”. Desculpa pronta para um eventual fracasso. Igual ao que foi em 2013 nos Grenais do gauchão. Enquanto isso, estamos sem vencer clássicos desde agosto de 2012, o que é inconcebível. Além disso, pela incompetência do time em campo e de erros na gestão vão repetir a mesma frase de sempre: “Gauchão não vale nada! O que importa é a Libertadores…” Depois que perde a Libertadores, as desculpas são as mesmas: altitude, viagem longa, lesões, suspensões(como se a Copa não fosse assim desde os anos 60). O discurso já está pronto. Até a falta de dinheiro vai virar desculpa.

E no campeonato brasileiro então, é mais fácil. Sempre o campeão fez um campeonato fora do comum.

Disputar o campeonato brasileiro junto com a Libertadores atrapalhou o time. Que “os pontos do início da competição foram essenciais para a perda do título.”

Só um exemplo sobre pré-temporada, Gauchão e Libertadores. Em 2007 a pré-temporada foi mais curta e a estréia no regional foi com o time titular em Cidreira na metade de janeiro. Naquele ano, o Grêmio jogou quase todo o campeonato com titulares e patrolou. Foi campeão. Na Libertadores, mesmo perdendo na final da pior forma, chegou a decidir.

É hora de parar de desdenhar campeonatos, clássicos, jogos e botar o time titular a jogar TODAS as partidas possíveis. Vamos parar com a mediocridade que habita no clube há anos. Porque se alternarem time titular, reserva e sub 20, a desculpa será “que faltou ritmo de jogo.”

Denis Almeida
@denisfpalmeida

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

17 respostas a “As desculpas de sempre”

  • Sem esperança, sem vontade, sem tesão nenhum de ver esse lixo de time em campo, que ta pior que o ano passado. Time caro e deficiente….e não me venham chamar de pessimista, amargo, ate de colorado, porque sou muito gremista, que ví esse time ganhar tudo e a anos não consigo mais ter esperança justamente por se repetirem os erros ano a ano e não ter ninguem capacitado mais para gerir esse clube….minha ultima esperança era a volta do Koff, mas vejo que nem ele mais consegue. Ainda tem algum gremista dirigente que entende de futebol??? que saiba contratar??? por favor, busquem esse cidadão, pois o que vejo são cegos, míopes do futebol que idolatram uns morto e refugam promessas de craque. O que fazer nessa libertadores se empatamos com o juventude a pau e corda e ganhamos a pau e corda tb do veranopolis??? por favor, o time deveria estar redondinho pra semana que vem…..não sonhem mais, vamos focar os grenais e o gauchao. Quero ganhar um titulo, nem que seja o gaucho….

  • Falou tudo. Trabalhamos doentes,cansados, com calor ou com frio e muitos de nós ganham um salário mínimo. Reclamamos mas estamos lá todo dia para dar nosso melhor. Estou farto de tanta incompetência. Corcordo 500% ctg. Titular tem que jogar sempre e em grenal dar a vida, suar sangue. Ta cansado? Ta com calor? VAI EMBORA!!! queremos time de guerreiros não esse bando de viado que não reclama e tudo ta bom. Sem mais.

  • É coerente a coluna, dentro do que percebo das tuas manifestações nesse período em que o conheço virtualmente, em que pese o Gauchão não existir pra mim (tomei a decisão se sequer comentar sobre), mas usar os titulares em Gre-nais deveria ser obrigação, salvo casos excepcionalíssimos, como este, que pode decretar a primeira vitória em um Gre-nal na Arena, fato que eu espero que esteja sendo analisado.

  • É isso aí! Basta de jogadores come-dorme! Vão, sim, dar a vida nem que seja contra o time do Sindicato, ao meio-dia de janeiro em Campo Bom. VÃO JOGAR! VÃO HONRAR A CAMISA E O SALÁRIO! Baita texto, Denis!
    @Gus_Franco

  • Concordo plenamente! O Grêmio entrou em um círculo vicioso e pelo que vejo anda não há nenhuma solução boa pra mudar essa história. Continua sendo um time caro, que provavelmente não fará nada de

  • Não retiro nada do texto, Denis.
    Nada muda, os erros se repetem e a torcida precisa dar um basta.
    Quando acordaremos para o que acontece a muitos anos no nosso Tricolor?

  • Denis! e amigos, quando assisti o primeiro jogo do Grêmio em 2014, comentei com meus amigos: esse Grêmio não chega a lugar nenhum, continua a dar chutões pra todo lado e o pior, jogando com times bem pequeno do nosso interior, então sobre planejamento e organização tu falou tudo. Pergunto o que vai ser de noz, agora alem de não ter time, não temos mais Olimpico, não tem CT e refem da OAS. Isso é muito sério,
    o CD precisa acordar e assumir seu papel.

  • Concordo plenamente, o poder no Gremio está nas mãos de uma elite incompetente. É parente indicado para CD, ninguém tem acesso a disputar gestão no clube.Sempre a mesma panela. Sempre as mesmas disputas e os mesmos se locupletando com o clube, deputados, etc. Eu larguei

  • Parabéns, Dênis!
    Falou tudo!
    A cada ano só o que aumenta é o tamanho da fila e o repertório de desculpas.
    Se estamos assim não é por acaso!

  • Mesmice enjoativa que acometeu o GRÊMIO… casualmente desde que se implantaram a ideologia e a filosofia de transformar o GRÊMIO no que o GRÊMIO não é. O torcedor do GRÊMIO precisa abrir os olhos e ambicionar muito mais do que tem sido oferecido a ele. Baita texto, Denis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.