Vitória aos 49 do segundo tempo! Uma virada no último minuto. Uma bola cabeceada de costas, bate na trave e entra. Gol ao estilo Grêmio! Superação, raça, atitude… engana-se quem quer.

A chance de recuperação no campeonato gaúcho era grande, afinal, o Tricolor enfrentaria uma das piores equipes do campeonato, a qual, até a penúltima rodada, não tinha feito um gol sequer. Tudo mudou quando a bola começou a rolar. Um time apático, lento, desorganizado, sem vibração vestia a camiseta do Grêmio. O frágil Ypiranga tomou a iniciativa do jogo e saiu na frente através de uma bobagem do zagueiro Naldo e a falta de qualidade de Douglas Grolli.

Após o gol da equipe de Erechim, o Grêmio continuava apático até o final da primeira etapa. Após o intervalo e o desabafo de Caio Jr., o Grêmio volta para o segundo tempo buscando o empate e, consequentemente, a vitória. A alteração de Gilberto Silva por Leandro melhorou um pouco o meio de campo no âmbito da marcação, mas a criação continuava ruim. A equipe gremista buscou o empate após 1 hora, através de Marcelo Moreno que novamente fez uma boa partida. No final, uma bola alçada na área e com um cabeceio de Grolli, o Grêmio vence o Ypiranga e evite um resultado vexatório, afinal a folha salarial do Grêmio é imensamente superior.

O resultado foi melhor que o desempenho. É melhor ganhar do que perder, como diria o velho ditado, mas neste momento, quase um mês para a estréia na Copa do Brasil, o Grêmio não conseguiu montar uma estrutura de time. Culpa do Caio Jr.? Pode ter sua parcela. Culpa do Marco Antônio que não produziu nada? Talvez. Culpa do Leandro que está
jogando fora da sua função? Culpa do Naldo e Douglas Grolli que o Grêmio leva 1,75 gols por jogo?

Podemos questionar muitas coisas, mas o mais preocupante é a falta de convicção desta direção. Cadê a “bala na agulha”? Contratou 2 jogadores de ataque a preço alto e que estão dando resultados. Mas, aonde estão os zagueiros e meio-campistas diferenciados também? Vão esperar sermos eliminados da Copa do Brasil para contratarem? Os anos passam mas os erros continuam.

O desabafo na coletiva de Caio Jr., ao menos, deu um alento. Mostrou indignação, o que faltou para o time nos jogos do campeonato até agora. Esperamos que contra o Santa Cruz, no sábado, dia 11 de fevereiro às 21h, a equipe entre em campo com a mesma vibração do treinador. Que esta vitória contra o modesto Ypiranga não esconda os verdadeiros problemas do Grêmio.

Dênis Almeida

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

19 respostas a “Vitória que não engana”

  • Excelente analise, Dênis.

    Foi uma vitoria apática e assustadora. Não podemos transformar todos os jogos da temporada em verdadeiras batalhas e dramas.

    Como bem disse, fica o alento pela indignação mostrada pelo treinador Caio Júnior no decorrer e no final da partida. Veremos se, no sábado, os jogadores serão contagiados pelo discurso.

    Daaaleee!!!

  • Achei muito coerente a tua analise do jogo, discordo um pouco da parte da direção, acho que eles nao tiveram tanta culpa, perdemos jogadores importantes que não quiseram ficar no Grêmio e tenho visto uma grande mobilização da direção quanto a busca para anunciar logo novos reforços, esta prevista para amanhã um novo jogador.. Tenho certeza de que eles estão buscando um investimento bom, se não, duvido muito que eles tivessem investido tanto em Marcelo moreno e Kleber, que no final das contas estão jogando muito.
    Vamos ter calma! A direção não esta parada tenho certeza!
    Saudações Tricolor!

  • Dênis, infelizmente a nossa Direção ainda não se profissionalizou, e isso acaba refletindo no campo.
    Decisões mal tomadas fazem com que o Tricolor sofra, hoje nenhum time do interior tem medo de jogar com o Grêmio, o que nos faz ser as vezes o franco atirador nas partidas.
    O respeito por vestir a camisa do tricolor da azenha precisa voltar, jogadores precisam vir não somente pelo salário, mas com a mesma vontade que demonstrou o Marcelo Morena na sua entrevista.
    Sangue nos olhossss, há quanto tempo não temos um Dinho para impor respeito no meio e um alguém que honre vestir o manto.

    Da-lhe TRICOLOR!!!

  • 90% da culpa do grêmio ter feito jogos horríveis é do treinador.
    falta jogadores no elenco? sim falta, mas com os jogadores disponíves meu cachorro conseguiria montar um time mais organizado e competitivo.

    se os jogadores diponives para a zaga são ruins e insuficientes para jogar no grêmio, que se de proteção a eles, ao inves de jogar com 1 volante moderno deixando a zaga desprotegida, coloca 3 volantes, joga fexadinho, libera os laterais e arma uma jogada de contra ataque.

    o gilberto silva, um dos melhores volantes atuando no futebol brasileiro não pode ser reserva.

    todos ja viram q o marcotonho é ruim demais, não da mais para ficar insistindo nele, pode ser um bom jogador, mas sentiu o peso de jogar com a camisa do grêmio, deixa ele fora um pouco até ele se adaptar e receber uma nova chance, mas no momento tem que sair do time e se falta meias de qualidade partimos para a mesma ideia dos zagueiros insuficientes, coloca mais um volante para fechar o meio e libera os laterais.
    pelo menos assim paremos de tomar mais de 1 gol por partida, de levar pressão o jogo inteiro de times do interior do estado e teremos chances de ganhar alguma coisa esse ano.

    mas só tem 1 pessoa que possa fazer isso e mudar o grêmio e no momento se chama Caio Junior, que é o atual treinador.

    os outros 10% da culpa se coloca na diretoria que fala q vai trazer giuliano e carlos eduardo e traz marcotonho; na falta de vontade dos jogares e na torcida, pq torcida que aplaude jogadores vagabundos e derrotas merece conviver com jogadores do tipo douglas, rochemback, gabriel e viver uma sina de derrotas sem fim.

  • É impressionante as escolhas insuficientes que essa direção fez até agora…pra mim já começou errado com o Caio Jr, pois o mesmo nem parece que jogou no Grêmio e conhece nosso estilo como gosta de frisar, pois fazer o time que já é limitado jogar dessa maneira é muito revoltante…essa zaga não é possível jogar junto,o Felipe Nunes que seria a mais nova promessa ta escondido em algum lugar no grupo e poderia estar no lugar do Leandro mas não joga pro nosso técnico…esse M. Antonio ta me parecendo o mais novo bruxinho do técnico…e ver o A. Lima no grupo ainda é muito decepcionante pra mim pois além de não jogar nada, na sua quase saída, falou muito coisa do Grêmio fazendo ameaças que entregaria muita coisa!Então ao meu ver, somente poderemos ter alguma esperança se trocar o técnico agora, para chegar vivo ainda na Copa Brasil…

  • certo, zaga do Gremio é horrorosa, Gilberto Silva tem que ser titular, Marco Antonio tem que ser banco, e precisamos de umas 4 contratações ainda…

  • Com a falta de convicção da direção realmente é complicado, qq criança sabe que o unico reserva para o Moreno que tinhamos no grupo era e continua sendo o AL que finalmente foi reintegrado, e seguindo o Min Gilmar mendes “até as pedras sabem” que o pior que um clube que deseja negociar um jogador pode fazer e afastar do grupo principal, era evidente e desejo do douglas sair e dificil a vinda do giuliano então alguem me explica o afastamento do Lucio? um meio campo rapido e com qualidade e o lucio que joga só com uma perna muito mais que o Mantonio fora…não da pra acreditar ….. e sem um zagueiro o ano sera de chorar.

  • Boa Denis,

    Realmente esta faltando garra nesse time, estamos sem time do meio para trás, falta um xerife e um camisa 10 de qualidade.

    Não vi o Marco Antonio vestir a camisa do Grêmio ainda, Marquinhos continua lento e o Leandro não é meio campo, acho que ai o Caio Jr inventou em colocar o garoto no meio.

    Queremos um Grêmio aguerrido como nos anos 90 que dava muito orgulho de assistir aos jogos.

  • Parabéns Denis,

    Realmente, nos questionamos o porque de não estar dando certo. E quase sempre chegamos na questão das contratações da direção. São desequilibradas, insuficientes. Este ano contratamos dois grandes atacantes e … só. Sem Zagueiros experientes, meias articuladores.

    Também acho que falta atitude dentro de campo, o time está muito apático.

  • Vitória com gosto de derrota na minha opinião, mesmo gosto amargo que senti ao empatar com os reservas do inter (time que nunca tinha jogado junto) em um GREnal que não valia nada, só nossa honra, e nem isso conseguimos. Fico um pouco receoso de há quase um mês da estréia na Copa do Brasil ainda não ter um time engrenado, e sim um time sofrendo para buscar um empatezinho e virando o jogo meio “sem querer querendo” contra o fraquíssimo Ypiranga de Erechim. Não condeno o Caio Jr., como disse o Denis, ele pelo menos tá vendo e mostrou a indignação de todo gremista ontem, apesar de continuar com certas invenções estranhas, condeno é a direção por não resolver logo a situação crítica (e essencial) do time: a nossa zaga. Há tempos temos problemas com ela e a direção parece estar se amarrando, esperando pelo pior para resolver logo isso. Nem vou falar do meio campo… Enfim, já jogamos o gauchão, já testamos as invenções de Caio Jr. e já deu pra ver como vai ser 2012 se continuar assim. Tem que mudar logo! Pelaipe fez grandes contratações, não podemos nos queixar, mas ainda falta, jogo após jogo está sendo provado isso.

  • Sim Dênis, era o minimo que este time tinha que fazer.. ganhar do modesto Ipiranga.. O que parecia o camisa 10 dele fazer o que queria no meio de campo e ninguém chegar nele…Nosso time ano passado tinha meio de campo, mas este ano não temos nada, só ataque, mas nosso ataque joga no meio de campo.. pois eles precisavam vir sempre buscar o jogo, isso aconteceu no Grenal e no primeiro tempo ontem, até que o treinador, fazer a substituição que precisava fazer no Grenal tirou o Leandro e colcoou o Marquinho na posição e o Gilberto Silva como volante.. Espero que ele nao invente sábado… Abraços.. e até mais.

  • Tchê, que jogo bem ruim, ta foda assistir o Grêmio jogar.
    Não conseguimos criar uma jogada decente o jogo todo, tivemos a posse de bola mas não criamos NADA.

    A zaga ta uma tristeza, Naldo cometendo falhas bizonhas! O Panseira jogou mais que o Groli e Naldo juntos, chegava firme, lavrando grama…

    Colaço estou perdendo as esperanças, não da nenhuma investida, só aqueles toquinhos pro lado e chute pra frente.

    Ponto positivo do jogo é a determinação do Victor e Moreno, os únicos que vestem a camiseta deste time.

  • Realmente é uma boa análise do que foi o jogo! Mas creio que a partir dessa partida o Caio Jr. organize melhor a equipe no setor de meio-de-campo, porque tirando o Fernando, todos ali estão jogando fora de sua posição de origem! Acho que para a próxima partida, Fernando e G.Silva fariam um meio-campo melhor equilibrado e enquanto a direção não contrata ninguém para a função de meia, vamos de Marco Antônio e Marquinhos, talvez o Miralles no lugar do M.Antônio! Temos que ir pensando no jogo a jogo, mas a longo prazo a certeza é: para almejarmos algo este ano precisamos de um ZAGUEIRO e DOIS MEIAS de qualidade para o grupo!

  • To começando a ficar assustado, o gremio que queremos não é um time com vontade, quero ver um time vencedor, nao esse time medilcre e essa direção que faz contrataçoes mal feitas, sem um planejamento para o futuro. Precisamos de um time “vencedor”.

  • O Grêmio não consegue mostrar uma evolução satisfatória na maioria das esferas política, estrutural e isso afeta a atividade-fim de um clube de futebol. É preciso um basta neste jogo de interesses que deixa a mercê a imensa e apaixonada torcida. O GRÊMIO precisa ter a sua identidade de volta e para isso precisa de peças interessadas e engajadas neste objetivo. Do contrário, estaremos fadados a repetir este filme que estamos nos acostumando a assistir…

  • Ótima coluna Denis! Parabéns!!
    Mas infelizmente não sei o que acontece com nossos times.. Eu aki em BH, sendo torcedora do Galo Mineiro, sofro com as mesmas coisas.. Parece que todos estão mais preocupados com outras questões que com certeza não são ligadas ao futebol… Passam-se anos e mais anos e os erros são os mesmos… Será que eles nunca ouviram o ditado que errar é humano, mas mais de uma é burrice!!!
    Tá faltando alguém para encarar de frente esses dirigentes, jogadores, conselheiros e colocar ordem na casa e fazer com que o futebol, puro e simples futebol, volte a aparecer nos campos do nosso país…

    Um forte abraço aos gremistas de uma atleticana que admira mto esta torcida! E se Deus quiser um dia irei assistir um jogo aí em POA, né Denis Almeida?? rsrs

  • Com certesa nem o time mostrou ainda evolução, até agora nenhuma apresentação convincente, o que começa a gerar dúvidas sobre o trabalho do Caio na minha opinião, uma coisa não podemos reclamar q faltou contratação, se temos um “super time” q ainda não está dando certo, tá na hora de começar a rever.

  • – folha absurda para a realidade financeira do clube – e todos sabemos que não é por empreendedorismo… tem gente se dando bem nessa…
    – montagem de um time descaracterizado – este grupo não só não tem cara de GRÊMIO, como não tem cara de nada. cada setor hoje, joga um jogo diferente… a zaga tem uma característica – débil – o meio outra e o ataque outra ainda. cada um joga pra um lado diferente. é o que acontece qndo não se tem representantes que contratam pensando no clube.
    – o treinador… bom… digamos que eu seja diretora de futebol do GRÊMIO… quem deve saber sobre o técnico que o clube vai contratar? o pelaipe vai me dizer que não sabe que tipo de técnico é o caio jr. ? se não souber, pior ainda; ou seja não tem desculpa, neste caso… todo mundo disse que não é técnico pro GRÊMIO… mas como eu disse antes… tem gente se dando bem nessa…
    – tempo de recuperação – não existe mal irrecuperável, no futebol. mas deve-se querer. e sinceramente, alguém aqui acredita que há, dentro do GRÊMIO hoje, alguma intenção de recuperar nosso clube? a coisa tah mais pra venda do que pra compra hein…

  • Hoje, dia 08/03/2012, após o jogo River-Plate X Grêmio pela Copa do Brasil, esse mesmo texto do dia 09/02/2012 cairia como uma luva. Nada mudou. O clube necessita urgente de uma verdadeiro conceito de futebol com a cara da história Tricolor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *