Prezados,

Ando um pouco afastado do GP por motivos profissionais e pessoais, por causa disso, até peço desculpas a todos do Movimento por não estar contribuindo como eu DEVERIA contribuir. Mas, mesmo com esse desconforto, gostaria de desabafar um pouco.

Ainda que afastado das atividades do GP, se tem uma coisa que JAMAIS deixou de fazer é ir ao jogos do Grêmio. Moro na Cidade Baixa e geralmente vou a pé. Há 2 anos, arrumei companhia certa para os jogos do tricolor: minha futura esposa (caso dia 25 de maio).

Tenho 35 anos (faço 36 no fim do mês). Sou sócio patrimonial desde 13/02/1991, título que ganhei do meu pai, que é sócio desde 11/11/1967.
As primeiras lembranças que tenho de ir aos jogos são de 1982 (embora meu pai me diga que me levava aos jogos desde 1977), mas certamente depois que adquiri certa autonomia (lá pelos meus 16 anos) para ir sozinho, tenho certeza que dá para contar nos dedos os jogos do tricolor que eu tenha deixado de ir.

E mais, se contar a partir de 2005, quando passei a morar na Cidade Baixa, certamente devo “competir” (no bom sentido) com o Hélio em números de jogos que fui.

Já fiz poucas e boas para ir num jogo, como por exemplo, ir as quarta-de-final Grêmio x Palmeiras em 1996 depois de arrancar um ciso… Eu fui ao jogo cuspindo sangue e com uma “batata” no lado esquerdo do rosto… Viramos o jogo e ganhamos por 3 x 1 (1 gol do Emerson, outro do Zé Afonso e outro do Goiano). Ou mais, em 2001, se não me engano, numa oitavas – de – final contra a Ponte Preta, meu irmão foi atropelado na frente do Estádio… Ele foi para o hospital com traumatismo craniano… Fui junto… Depois que ele deu entrada, falei pro meu pai “Ele tá bem? Tá lúcido?” se sim, vou pro jogo… E fui para o estádio, o Grêmio ganhou e depois retornei ao hospital pra ver meu irmão, que não sabia nem que dia da semana estávamos… Mas pelos menos pude dizer pra ele que o Grêmio tinha ganhado…

Poderia relatar outras tantas aqui (como a final da Libertadores 2007, onde eu, meu irmão e meu pai, com 60 anos, corremos abaixo de pedras no bairro de La Boca até conseguirmos nos refugiar numa pizzaria…), mas não sou mais gremista do que ninguém por causa destas “provas”…

Relatei os fatos acima para que vocês possam ter uma noção de quanto estou decepcionado… Não com o time, mas com a Instituição, com o Clube.
Desde os anos 80, quando passei a frequentar o Grêmio, vejo as mesmas pessoas se perpetuando no poder, a grande maioria em prol de seu próprio umbigo. Cada um com o seu interesse, ou melhor, interesses. Estes, que certamente, não são do Grêmio e nem de sua torcida. Os raros que emprestaram mais competência do que interesse, tiveram êxito. Isto prova que é possível fazer desse Clube algo muito melhor do que é hoje.

O fato é que há DEZ anos não ganhamos nada! Estamos nos tornando um clube de segunda linha do futebol brasileiro, se é que já não somos…
Entra ano e sai ano, entram direções, “novos presidentes” e tudo continua na mesma. Não há planejamento, não há perspectivas, não há competência sequer para ganhar um gauchão, praticamente certo como o de ontem, ou como o Brasileiro de 2008 (e não pensem que livro o Renato de suas responsabilidades, pois a zaga do Grêmio é um fiasco… Marcam a bola e esquecem os atacantes… Isso é coisa de se arrumar em treino. Mas, coitado do Renato, ele olha para o banco e a solução que ele tem é o Lins!).

E para completar, neste domingo, além da derrota, tive o desprazer de ser tratado como “boi” num brete ao sair do estádio….sim, no Olímpico, minha segunda casa, pois só não durmo lá, mas de resto é como se fosse a minha casa!

Esta direção limitada, certamente com medo da reação da torcida, mandou fechar o portão 05, deixando somente aquele dos bombeiros semi aberto para que toda o público da social saísse. Como se não bastasse isso, brigadianos com cavalos, loucos para que alguém tivesse uma reação e assim pudessem baixar o cacete. Minha noiva passou mal… E eu fiquei envergonhado por ela….
Que direção é esta, que trata o seu torcedor dessa forma?

Que direção é esta, que deixa o ex advogado do Guerreiro integrar a Comissão de Ética que vai julgá-lo?

Que direção é esta, que usa o site do clube para, numa forjada e malfadada nota do Conselho Deliberativo, defender um integrante de um dos movimentos que ajudaram a eleger o Odone? Será que a nota foi objeto de votação pelo Conselho? Ou foi obra exclusiva de seu presidente e vice?

Que direção é esta, que não teve a competência de trazer bons jogadores e colocá-los à disposição do técnico?

Onde estava o ODONE ontem? E o ANTONIO VICENTE MARTINS? Por que não foram para a frente da torcida com os punhos cerrados como costumam fazer em prol de seus umbigos quando o Grêmio vence?

Desculpem o desabafo! Mas quando me filiei ao Prata, passei a ver o Clube com outros olhos que não aqueles lúdicos de um mero torcedor. Comecei a ver coisas que eu não via ou não queria ver. Esta nova visão que tenho do Clube é terrível!

Estou decepcionado, triste… quase não vejo luz no fim do túnel. Depois que essa direção sair, virá outra da mesma laia daqueles que estão lá há décadas..
Porém, tenho duas alternativas: ou fico resignado e faço a mesma coisa que fiz até hoje (ou seja, nada, ou algo muito próximo disso) ou levanto a voz e me junto a outros que queiram o bem do Grêmio.

Por isso, quero dizer a todos vocês: caso agora no dia 25 e depois saio de férias e lua de mel; mas em junho estou de volta e, QUANDO EU VOLTAR…AH MEUS AMIGOS…

Bom, quando eu voltar: TRABALHO, CHEFE, FALTA DE TEMPO, TUDO…VAI FICAR EM SEGUNDO PLANO. Quero participar de todos os projetos, comissões, etc. Quero participar do Prata em tudo que eu puder. Quero contribuir de todas as formas possíveis além da jurídica.

Quero fazer algo ! Preciso fazer algo para mudar isto! Quero que o meu filho tenha orgulho do time, do Clube para o qual ele vai torcer!

Mais uma vez, desculpem o desabafo. Um grande abraço a todos e até junho.

Fabiano Brandt
Movimento Grêmio do Prata
Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.