Damos continuidade à análise de marketing da torcida gremista, desta vez identificando e traçando hábitos de consumo do torcedor do Grêmio.
Retomamos o assunto falando sobre a Arena do Grêmio inaugurada em dezembro de 2012:
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HÁBITO DE CONSUMO DO TORCEDOR GREMISTA:
A nova Arena do Grêmio, fez com que você se motive mais a ir aos jogos?
A questão acima ilustra um bom percentual de concordância: 45% dos torcedores gremistas, afirmaram que o fator Arena aumentou a motivação de ir aos jogos.
As instalações da Arena do Grêmio bem como: praças de alimentação, banheiros, lojas, assentos, estacionamento, espaços em geral para a torcida, são satisfatórias e atendem suas expectativas?
Nesta questão, vale ressaltar a ótica do torcedor. A Arena do Grêmio que por muitas vezes é alvo de críticas em virtude de suas limitações provisórias como: falta de opções nos bares, saída do estacionamento, poucos bares na esplanada, etc., teve um índice de aprovação 61% dos torcedores gremistas. Ou seja, a maior parte dos torcedores sente-se bem atendido quando vai à Arena gremista e sem dúvida, compreende que a nova casa tem muito mais a oferecer com o passar dos anos.
ENGAJAMENTO COM OS PATROCINADORES DO CLUBE:
Compra ou utiliza produtos/serviços que patrocinam o Grêmio (Banrisul, Tramontina, Tim, Unimed, Topper*)?
Nesta questão podemos observar que há uma boa adesão dos torcedores em relação às marcas que patrocinam o clube, 51% dos torcedores do Grêmio afirmam que compram e utilizam produtos/serviços que patrocinam o Grêmio.
Porém, a questão seguinte, levanta uma indagação muito pertinente:
Comprou/utilizou um produto que não costumava comprar/utilizar por estarem patrocinando o Grêmio? (Banrisul, Tramontina, TIM, Unimed, Topper*)?
Como pode-se ver apenas 19,9% dos torcedores do Grêmio compraram ou utilizaram um produto/serviço que não costumavam utilizar por estar patrocinando o Grêmio. Sobre este resultado, pode-se ter duas leituras:
1 – O torcedor enquanto CONSUMIDOR não se influencia pelas marcas que patrocinam o seu clube na tomada de decisão de compra.
2 – Pela ótica mais otimista pode-se afirmar que as empresas que patrocinam o Grêmio,(Banrisul, Tramontina, Tim e Unimed) são muito bem conhecidas do público consumidor e por sua vez, essas marcas são referência no cenário gaúcho e nacional, não acarretando para uma mudança de posicionamento na tomada de decisão de compra.
Na próxima publicação, abordaremos a questão do patrocínio e rivalidade Gre-Nal.
Renan Bassani @RenanBassani