O Grêmio começou 2011 de forma promissora, Libertadores da América e Renato Portaluppi na casamata. Terminou o ano de forma melancólica sendo eliminado do Campeonato Brasileiro sub-20, no sorteio de papéis. Ano terrível para o nosso tricolor, entretanto, o Movimento Grêmio do Prata nunca esteve tão ativo.

O ano de 2011 foi destaque para muitas atividades. Em março, Movimento protocolou junto ao Conselho Deliberativo do GRÊMIO requerimento pleiteando a exclusão do quadro social do clube do ex-presidente, José Alberto Machado Guerreiro. Tal requerimento foi encaminhado em face do ESTELIONATO cometido pelo associado quando este exerceu a presidência do clube, em especial, pelo fato de tais condutas acarretarem prejuízos ao patrimônio do clube em ofensa direta ao artigo 48 incisos I e II do Estatuto Social. O mesmo foi votado em 1º setembro com amplo apelo do Prata para que os Gremistas comparecessem e exigissem justiça. Porém, o Conselho Deliberativo do GRÊMIO tomou a decisão – representado pela vontade de 101 conselheiros – de arquivar um importante passo para a limpeza do clube. Um fato terrível que entra para a história de nosso tricolor. Em outubro, o Movimento esteve presente também na Assembléia Geral que ratificou as alterações estatutárias aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Grêmio. Já em novembro, na Presidência do Grêmio, foi entregue o Requerimento para obtenção de esclarecimentos sobre questões relativas à Arena. O Grêmio respondeu que as informações pedidas não poderiam ser disponibilizadas por se tratarem de competência exclusiva dos órgãos do Clube.

O ano também teve atividades do Piquete do Grêmio do Prata, como a entrega de donativos para AIMPA, Associação Imbeense de Proteção aos Animais. Uma campanha que continua de forma permanente. Em 2011, o PIQUETE, também, após muita luta e trabalho, conseguiu o tão almejado lote no Harmonia para as comemorações da Semana Farroupilha. Local muito bem aproveitado pelos platinos e convidados. Neste espaço foi realizado atividades culturais com escolas municipais do Morro da Tuca de Porto Alegre, mostrando a importância de preservar a nossa cultura Rio Grandense. Lá também foram comemorados os aniversários do Grêmio e dos três anos de fundação do Grêmio do Prata. O Movimento, no ano que passou, teve a oportunidade de acompanhar uma das visitas do Instituto Desejo Azul, um trabalho voluntário feito por gremistas. A visita ocorreu no Hospital de Clínicas, no Setor de Pediatria, juntamente com o volante Cangaceiro dos Pampas, Dinho.

Nesse 2011, lembramos também, as visitas aos Consulados pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul. Entre eles, o de Cidreira, Guaíba, Imbé, São Francisco de Paula, Novo Hamburgo, Taquara, Tramandaí e Campo Bom. Neles, foram ouvidos problemas parecidos por parte dos cônsules, como a falta de assistência e de relação com o Clube, em Porto Alegre.

O Grêmio do Prata proporcionou ainda, encontros para falar de Grêmio e apresentação do Movimento, bem como, para todos conhecerem o patrimônio do Clube. Foram realizadas visitas ao CT de Eldorado do Sul, à escolinha do GRÊMIO no Cristal, à sede recreativa na Ilha Grande dos Marinheiros e ao Clube de Remo do Grêmio, na Av. Mauá em Porto Alegre. Porém o local está desativado, assim o encontro foi realizado no Clube de Regatas Almirante Barroso.

No ano também houve a participação do Movimento em torneios de futebol, como o do Consulado de Taquara e o V Torneio da Geral do Grêmio no Centro de Treinamento do Cristal. – Escolinha do Grêmio. Além disso, 2011 ficou marcado pela entrada no ar de mais um espaço para falar de Grêmio, o Programa Bolicho do Prata, na Rádio Fátima FM, 87,9 Mhz, em Canoas, e através do site www.radiofatimafm.net.

Enfim, 2011 foi marcado por muita atividade do Movimento do Grêmio do Prata. Este 2012 deverá ser assim, e com acréscimos. Os integrantes do Prata trabalharam muito, parabéns a todos! Em 2012, a vontade de trabalhar está maior ainda. Ano que pode ser marcado por mudanças políticas em nosso tricolor, ano que também esperamos mais conquistas para o nosso clube.

Bom 2012 e votos de muitas felicidades para o Grêmio!