Depois das visitas ao CT de Eldorado, à escolinha do GRÊMIO no Cristal, e à sede recreativa na Ilha Grande dos Marinheiros, neste 1º de Dezembro de 2011 foi dado sequência ao tour pelo patrimônio do GRÊMIO localizado na Grande Porto Alegre. E o local escolhido foi o Clube de Remo do Clube na Av. Mauá em Porto Alegre.

Estando o local desativado, o Movimento Grêmio do Prata promoveu o encontro no endereço ao lado: Clube de Regatas Almirante Barroso (Rua João Moreira Maciel 580), o qual agradecemos a hospitalidade, além de parabenizar pela sua bonita história no Remo brasileiro.

Já na chegada, fomos premiados com um belíssimo pôr do sol á beira do Guaiba, porém, assim como nas visitas anteriormente citadas, constatamos o abandono e o descaso com que é tratado o patrimônio do GRÊMIO. Patrimônio este que deveria estar à disposição do sócio, e servindo ao Clube já que apresenta grande potencial de retorno financeiro, além da importância em resgatar os esportes que fizeram parte da história do GRÊMIO, como o departamento de Remo, que já levou o clube a outras conquistas além do futebol.

Uma surpresa no fim do encontro: Em uma conversa animada e saudosa, o atual presidente do Clube Almirante Barroso, Sr. Benício Lemos Nascimento nos relatou já haver sido atleta do departamento de remo Gremista, inclusive conquistando o título de Campeão Brasileiro categoria “Dois Com” de 1973 pelo GRÊMIO em torneio na Baia de Guanabara no RJ.

Sr. Benicio em reportagem da revista PLACAR de 1973


Esse relato de um capítulo esquecido na história Tricolor reafirmou a certeza de que devemos promover a volta dos departamentos de esportes, alguns destes em que o GRÊMIO já se destacou como o Tênis, basquete, vôlei, ciclismo, futsal, judô entre outros exemplos.

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

6 respostas a “RESGATE DO PASSADO COM OLHOS PARA O FUTURO”

  • Excelente. Como já disseram aqui: precisamos resgatar nossa identidade e nossos valores surrupiados pelos safados que comandam nosso clube a anos.

  • Foi um dos momentos mais bonitos neste 2011 do nosso Movimento. Um Grande Encontro, numa Grande Noite, com Grandes pessoas.

    Só a agradecer ao Clube de Regatas Almirante Barroso pela receptividade e cordialidade que nos receberam. Além de parabenizá-los pelo lindo trabalho que realizam pelo Remo Gaúcho.

    Com certeza, Nós do Grêmio do Prata lá voltaremos para mais outros tantos Encontros.

    Por um Grêmio Forte, Aguerrido e Bravo.
    Cláudio Medeiros

    • É claro que a causa principal de sua existência e de suas
      atividades, como já diz no nome do clube, é o FUTEBOL.

      Mas o G do P deveria pensar seriamente, em assumindo a
      “casa”, criar um departamento de esportes olímpicos.

      Inclusive com um profissional da área (esportes olímpicos)
      gerenciando este departamento.

      Imagine o retorno em marketing e de visibilidade em mídia
      o Grêmio teria com atletas que representam suas cores,
      participando de uma Olimpíada, por exemplo ?

      Assim como uma equipe de vôlei ou basquete disputando
      as finais de suas respectivas ligas ?

      P.S. Neste departamento incluir-se-ia esportes não
      olímpicos como o MMA, por exemplo.

      Recentemente o “co-irmão” teve grande retorno em
      marketing e de visibilidade em mídia com o lutador
      Minotauro lutando, e sagrando-se campeão do UFC,
      representando as cores do rival.

    • Tens razão Alex Netto.

      Além de resgatar os esportes que já fizeram parte da realidade do Clube, poderia ser investido em “novos” esportes como o Rugby por exemplo,(um dos esportes de maior crescimento no país), inclusive com a parceria da Topper, nossa atual fornecedora de material esportivo e a que mais investe no Rugby na América do Sul. Apenas questão vontade de trabalhar efetivamente pelo Tricolor.
      O Grêmio é FOOT-BALL, mas pode, deve e será muito mais. Será um CLUBE no sentido amplo da palavra. Com atividades para toda a familia Gremista.

  • Emocionante ver o brilho dos olhos do “Seu Benício” relatando o feito de campeão brasileiro no remo no distante ano de 1973 vestindo a camiseta do TRICOLOR DOS PAMPAS.
    Obrigado Seu Benício!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.