No dia 11/02 tivemos a primeira reunião do Fórum dos Movimentos em 2019. O Grêmio do Prata foi representado por Cláudio Medeiros, Presidente do movimento e pelo integrante Daniel Kesller.

O Fórum de Movimentos é uma iniciativa surgida em 2009 sob a presidência do Conselho de Raul Régis de Freitas Lima e retomada em 2015, através da iniciativa e total apoio do Dr. Milton Camargo (Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio). Tem como objetivo congregar os diversos grupos políticos do Grêmio em reuniões de trabalho periódicas sobre os temas mais relevantes da vida do clube e do órgão deliberativo, agindo como um canal permanente de diálogo e cooperação entre os principais personagens da vida política do clube.

Previamente foi enviada uma solicitação aos grupos para que os mesmos enviassem sugestões de pautas a serem debatidas ao longo do ano.

A reunião iniciou com a pauta enviada pelo Grêmio do Prata, apresentada pelo Presidente do movimento, Cláudio Medeiros e posteriormente outros grupos puderam expor e acrescentar novos itens.

A pauta enviada pelo Grêmio do Prata consistia nos itens abaixo:

CADASTRO BIOMÉTRICO

– Dentro do exposto anteriormente, de que a Biometria seria implementada em toda Arena, questionamos sobre a existência (ou não) de um cronograma de implantação, orçamento, e se os custos seriam arcados pelo Grêmio ou pela Arena Porto Alegrense.

PATRIMÔNIO DO CLUBE

– Solicitamos um levantamento de todas áreas patrimoniais do Grêmio, contendo a quantidade de pessoas que são atendidas em cada local, funcionários, orçamento de cada área e previsão de investimentos, incluindo o Memorial Hermínio Bittencourt;

– Sobre o memorial, também solicitamos a listagem das peças inventariadas no Olímpico e que ainda estão expostas na Arena, bem como, seu local de armazenamento e motivo para que não estejam em exibição.

CONSULADOS E FORMATO DE ESCOLHA DO CÔNSUL

– Sendo um tema endossado por outros movimentos, questionamos quais são os critérios de escolha e troca do Cônsul em cada cidade ou região, se existe interferência política e como é realizado o acompanhamento e avaliação dos trabalhos do Cônsul;

– Também questionamos se há espaço para pensarmos em uma nova forma de escolha do Cônsul, sugerindo que seja realizado um acompanhamento e fiscalização das realizaçõesdos cônsules por parte do Conselho, através de uma comissão específica;

– O representante do Depto. Consular fez uma explanação sobre o que é feito para essas fiscalizações e que os consulados do Grêmio (que são 900) são acompanhados de perto;

– Os movimentos concordaram em seguir a discussão sobre esse assunto.

QUADRO SOCIAL

Questionamos sobre a uniformização e sigilo dos dados dos associados e se o SAP seria implementado também no QS.

DEMAIS ITENS TRATADOS NA REUNIÃO

O movimento Grêmio Sempre trouxe uma preocupação com a segurança do torcedor, em especial sobre a forma que a torcida do Grêmio é tratada no Beira Rio. Neste ponto foram debatidas dificuldades que fogem do Grêmio, mas foi enfatizada a necessidade de políticas preventivas.

Sobre os alojamentos do Grêmio em Eldorado do Sul, foi passado que o Grêmio está com as obrigações em, mas que a presidência solicitou novos relatórios sobre o assunto.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Foi decidido que as próximas reuniões do Fórum dos Movimentos serão bimestrais.

Movimento Grêmio do Prata

@gremioprata