No final da manhã, foi realizada uma coletiva de informação sobre os “detalhes” na inauguração da Arena. Como não poderia ser diferente, o assunto não foi outro: é justo ou não o sócio pagar ingresso para assistir o evento?

Por isso, entro nesse debate com o seguinte argumento:

Art. 41. São Direitos dos Associados:
I – freqüentar as dependências do GRÊMIO e comparecer a qualquer evento desportivo ou social por ele promovido;

Pois é, Gremistas, esqueçam mais um artigo do estatuto social do GRÊMIO. Aliás, isso já se tornou rotina, e a história recente do clube não me deixa mentir (Art. 48. no “Caso Guerreiro” e Art. 66. no caso de Conselheiros omissos).

Art. 48. Será passível da pena de exclusão o associado que:
I – for condenado pela prática de crime infamante, em sentença criminal transitada em julgado, a critério do órgão competente;
II – causar danos ao patrimônio do GRÊMIO ou nas dependências da associação;
III – violar normas legais atinentes à conduta do torcedor.
Parágrafo único. Aplica-se a pena de cassação de título honorífico àquele que cometer as infrações previstas neste artigo.

Art. 66. A presença dos Conselheiros nas reuniões do Conselho Deliberativo é obrigatória, sendo facultativa a dos suplentes, que não terão direito a voto.
§ 1°. O Conselheiro titular que, no decorrer de 1 (um) ano civil, sem justificativa, faltar a 3 (três) reuniões sucessivas, ou a 5 (cinco) alternadas, perderá automaticamente a condição de membro do Conselho Deliberativo.

Não contentes, agora acabou de ser revogado o artigo 41 também. A desculpa/argumento: não é um jogo de futebol, mas sim um evento. Então, os DIRIGENTES do Grêmio irão cobrar, além da mensalidade social, ingresso dos sócios para a inauguração da Arena.

Ao meu modo de ver, essa desculpa esfarrapada de que é um evento, não um jogo, é furada, pois o artigo supracitado é expresso ao determinar o direito do associado a comparecer a eventos sociais promovidos pelo GRÊMIO.

Além disso, não me venham com a conversa mole de que a Arena ainda não é do GRÊMIO (uma vez que a tradição do negócio só se dará no mês de março), pois a promoção do evento no novo estádio é do GRÊMIO.

Outros, mais “malandros”, dirão que o artigo 41 não diz que o associado frequentará os eventos de forma gratuita. Ora, nem poderia, afinal, dependendo da modalidade associativa, o sócio paga mensalmente valores para frequentar os eventos promovidos pelo GRÊMIO, ou seja, paga mensalmente para frequentar os eventos desportivos ou sociais promovidos pelo GRÊMIO.

Mas, sinceramente, fico mais brabo é com a minha indignação, pois só eu mesmo para ainda acreditar que o estatuto está aí pra ser respeitado e que o sócio do GRÊMIO vai ser visto simplesmente como sócio, não como uma “carteira com pernas”.

Victor Hugo da Silva
@VictorSilvaRS

Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

17 respostas a “Direitos dos associados”

  • Tudo no Grêmio se transforma numa afronta, num desrespeito, numa chacota ao seu torcedor.

    É pegar qualquer assunto, vejam o futebol, por incrível que pareça o produto principal, ontem a tarde o juvenil perde outra para o tradicional adversário, o sub 23 perdeu as duas para o Ypiranga na copa Hélio Dourado, o principal, bem o principal, para a maioria da torcida tá maravilhoso, é claro, ela acostumou-se com a mediocridade no jogo de bola tricolor. Hoje passou de fase, mas com essa bolinha vai passar ali na frente? Oremos.

    O clube das elites, dos empresários, dos advisors, dos políticos e de uma torcida, que na sua maioria, se vende a preço de custo, penaliza seu torcedor mais necessitado, o seu torcedor humilde. Quem não gostaria de estar na inauguração? Todos, se possível o mundo gremista, mas aí, vem a OAS, a RBS, a mídia X Y Z, a produtora do conselheiro, a transportadora do pai do diretor, o pipoqueiro bruxo do gerente de futebol e ferra com todos sem cuspe.

    Porra, quem tem filho sabe do sacrifício que é hoje em dia manter o foco deles no clube, um guri e uma guria, de 12 e 14 anos, não viram um título sequer, é gozação no colégio, é tirada de onda deles em tudo que é lugar, mas tu os mantém firmes e fortes no amor ao Grêmio, paga as mensalidades porque a idade passou dos 12 e na bendita Arena todos sentam em cadeira forradas a ouro azul, tem palhaços de montam, e no picadeiro um time de astros que te mostram um show de horrores e incompetência.

    Sabe o que é pagar ingresso para uma família, quem tem uma e, é responsável por ela, sabe bem. RAIVA e ÓDIO destes e de todos os podres que estragaram o meu time.

    O estatuto do clube a muito tempo não é cumprido, e não será nunca cumprido com os atuais conselheiros e por muitos que já passaram por lá, nada fizeram, nada fazem e nada farão, eles tem medo e não representam o verdadeiro torcedor do Grêmio.

    Nosso Grêmio a cada dia a cada momento se volta para as elites e esquece, abandona o verdadeiro torcedor.

  • Me sinto um palhaço.
    Em 2 anos nao foram capazes de viabilizar um evento em que o sócio nao precisasse pagar.
    Só posso concluir que estávamos errados: o Grêmio nao tem uma marca forte e o Grêmio nao tem atrativos para publicidade.
    O Conselho Deliberativo QUASE que em sua totalidade é a favor desse desrespeito com o estatuto e com o Associado.
    Além de tudo, é uma atitude elitista que prejudicará quem paga com dificuldade sua mensalidade. Estão se aproveitando de nossa paixão!

  • Buenas senhores GREMISTAS,

    ESTOU estarrecido & indignado com a notícia veiculada hoje pela manhã de que o SÓCIO terá que pagar para assistir ao jogo de inauguração na Arena.

    SIM, o SÓCIO que paga a sua mensalidade (que NÃO é barata) e que tem benefício NENHUM com o clube…

    Desde já, comunico que EU NÃO vou na inauguração contra esse time do terceiro escalão da Alemanha (SEMPRE MENTIRAM que seria o Bayer M.), MUITO menos tendo que desembolsar um ABISMO de $$$$ para ver as amebas dos jogadores do GRÊMIO, sendo que pago RELIGIOSAMENTE a minha mensalidade todos os meses…

    Por ser sócio e estar de acordo com o estatuto do clube, tivesse que pagar 1 (UM) centavo, eu NÃO pagaria. Por que esse $$$ NÃO vai para o GRÊMIO, vai para a MÁFIA!!!

    Aos sócios TROUXAS & OTÁRIOS movidos SOMENTE pela paixão, que irão se render ao jogo SUJO que envolve essa nova Arena e, principalmente a inauguração, meus PÊSAMES. Façam exatamente o que A catrefa podre quer: rasguem o seu $$$ e o joguem no lixo.

    NÃO chega o time MISERÁVEL em campo, a direção FALCATRUA e INTRAGÁVEL dos últimos anos, agora essa palhaçada com os SÓCIOS na inauguração no meio do LODO, BREJO, LIXO, SEM infra qualquer… e COM cobrança de ingresso para os sócios…

    JÁ DESTRUIRAM com o TOCEDOR FANÁTICO do INTERIOR, agora VÃO DESTRUIR com os SÓCIOS…. aguardem e verão…

    E tenho dito.
    Cristiano Zucco

  • Há poucas semanas houve no olímpico um jantar de despedida, não me lembro se por 200,00 ou 400,00 reais, que se configura como evento social realizado pelo clube.

    Não me lembro, e acompanho pelas redes sociais diversos movimentos do Grêmio, de ninguém levantando o Artigo 41 do estatuto para comparecer ao jantar de graça. Há, mas o jantar é diferente…é, assim como a inauguração também é.

    Sou sócio, acho caro e pela minha situação financeira atual provavelmente não vou a inauguração (ou seja, estou pessoalmente prejudicado por esta questão). Gostaria muito de ir e esta será uma lembrança que provavelmente não terei.

    Contudo, acho justo que seja cobrado algum valor para suprir os custos de um evento único, isolado e que não se configura exclusivamente como um jogo de futebol.

    Numa interpretação ao pé da letra do estatuto, fala-se de eventos organizados pelo Grêmio. Sendo assim, seria fácil para os organizadores argumentarem que o evento será promovido pela Gestora, e não pelo Grêmio, invalidando assim o “direito” posto no Estatuto.

    Mas antes de evocar o estatuto, com ou sem razão, eu acho justo pagar um valor. Acho caros os valores, posso discordar disto, mas acho justa a contribuição.

    Enfim, só queria fazer o contraponto em relação a esta questão.

  • Me parece que o Grêmio não tem nome, nem história. O “Grêmio” não conseguiu patrocinador, um show internacional decente que fosse, estão nos fazendo de palhaços e usando da nossa paixão.
    Sou fanática, e podem me chamar de boba, burra, otária. Me sinto assim mesmo, pagando por um ingresso ao qual tenho direito. Mas já garanti meu ingresso.
    Triste tudo isso, principalmente por saber que a culpa é de uma gestão incompetente e cheia de ego. Vamos inaugurar a Arena sem estar pronta, o entorno não tem e nem sei se um dia terá condições algum dia de receber tanta gente.
    Sem falar dos “vileiros” que ainda não saíram daqui, vão estar de plantão só para roubar carros…
    E pelo visto, a despedida do Olímpico vai ser a corrida e mais nada (caso boicotem a #VigíliaNoolímpico ).
    Nem sei o que dizer, é tudo tão ridículo e tão inacreditável, só não enxerga o que estão fazendo com o Grêmio e os sócios, quem não quer.

  • Cara de palhaço
    Pinta de palhaço
    Roupa de palhaço
    Foi este o meu amargo fim;
    Cara de gaiato,
    Pinta de gaiato,
    Roupa de gaiato,
    Foi o que eu arranjei pra mim.

    Estavas roxa por um trouxa
    Pra fazer cartaz,
    Na tua lista de golpista
    Tem um bobo a mais
    Quando a chanchada deu em nada
    Eu até gostei
    E a fantasia foi aquela que esperei.

    Cara de palhaço
    Pinta de palhaço
    Roupa de palhaço
    Pelo Grêmio que não me quer,
    Mas se ele quiser voltar pra mim
    Vai ser assim,
    Cara de palhaço,
    Pinta de palhaço
    Roupa de palhaço
    Até o fim!!!

    • Fenomenal, Patta!

      Para fechar com chave de ouro, palavras do organizador do evento: “torcedor Gremista terá um espetáculo circense”

      Pois é, percebemos…

    • Cara, voce foi demais com esse comentario. Somente assim é que iremos ficar do dia l/0l/2013 em diante, pois com esses jogadorzinhos que nos temos, mais um ano sem titulos.

  • Infelizmente galera, essa é a realidade, a arena DA OAS já começa a cobrar sua conta. Eu nunca me iludi com toda essa pompa toda. Esse estádio foi construido PARA A ELITE. Eles não querem saber de TORCEDORES, querem ESPECTADORES endinheirados. E antes do jogo contra o coritiba, na véspera da eleição, o Antonini (fantoche do Odone)disse que precisava corrigir informações mentirosas sobre o evento de inauguração da arena, que o objetivo era que os sócios não precisassem pagar, ou que, em último caso, os valores seriam “simbólicos”. E aí está a consideração pelos sócios, fora o reajuste das mensalidades feito no início do ano. Essa arena vai estar vazia, pois o povão só vai poder ocupar os lugares no último anel, que tem valores “mais acessíveis”… Vamos entregar O NOSSO Olímpico Monumental, bem localizado, em troca dessa arena, bela e luxuosa, mas localizada na saída de Porto Alegre e em parceria por looongos 20 anos… Que vergonha !!

  • Por que tu não vai pedir pra entrar de graça no show da Madona, pois, é no Olimpico e tu é socio.
    É por causa de coisas desse tipo que o Grêmio não ganha nada a 11 anos.
    Essa tua reclamação é mais politica do que qualquer outra coisa.
    Todos que fizeram a migração sabe que era apartir de Janeiro que a Arena seria de direito do Grêmio. Tanto que nenhum socio esta pagando o valor referente a mensalidade da Arena.
    A mensalidade corresponde ao Olimpico, que é do Grêmio, a Arena passa a ser do Grêmio em Janeiro, onde o socio tera o direito de freguentar os jogos sem pagar ingresso.
    E so pra deixar como registro, sou Socio Proprietario e ja garanti meu ingresso pra inauguração da Arena. Momento histórico para o Grêmio.

    • Anderson,

      Primeiro, o artigo 41 é claro: “(…) freqüentar as dependências do GRÊMIO e comparecer a qualquer evento desportivo ou social por ele promovido”. Ou seja, o show da Madonna não é o clube que está organizando, apenas alugando o local, logo, não tem direito nenhum perante ingressos e promoções. Ponto esclarecido. Teu exemplo foi extremamente infeliz.

      Segundo, como é irônico as situações: até 2 meses atrás, com as eleições, comentário como esse teu “reclamação política”, “por isso que o Grêmio não anda”, esse bla bla bla todo não era visto. Bastou passar as eleições que viramos oportunistas novamente? Ou seja, criticar e apontar defeitos só podem ser feitos em períodos eleitorais? Tenha paciência…

      Terceiro, não me importa se a mensalidade da Arena será paga a partir de janeiro. Eu irei a inauguração para ver o GRÊMIO jogar, não o Blue Man Trio ou qualquer outra porcaria. Eu vou pelo GRÊMIO! E, como PAGO MENSALIDADE para ver o GRÊMIO, estou no meu DIREITO de não ter que pagar ingresso. Isso já faço com minha mensalidade todo santo mês. Aliás, com 4 mensalidades.

      Desculpe, mas é exatamente por isso que essa direção caga (desculpe o termo) na nossa cabeça. Mexem com a paixão do torcedor (ver o Grêmio), fazem o que querem, oferecem qualquer esmola e a torcida aceita passivamente. Acho que as eleições deixaram bem clara que essa direção, além de INCOMPETENTE, não serve para os próximos anos. São erros e mais erros cometidos sucessivamente…

  • poderia ser cobrado um valor, porem teriamos o direito a um desconto e não os 96 que é o valor da mensalidade e mais um pouco. uma vergonha!

  • desculpa a expressão, mas o grêmio ta cagando para o associado… atualmente quanto menos sócios patrimoniais tiver melhor, pois assim o grêmio não precisa restituir o valor desse ingresso que não vai ser pago para a OAS.
    Ja faz algum tempo que o Grêmio está tentando se livrar dos sócios mais antigos, os jogos contra cruzeiro(liberadores) e recentemente contra o atletico-go, onde diversos sócios ficaram de fora,pois seus lugares foram ocupados por outros torcedores, e a direção nada fez para tentar reverter a situação, nem uma explicação na hora os sócios tiveram é apenas algumas situações que demonstra a preocupação do grêmio com seus associados.
    E quanto a entrada gratuita no evento, pode ter certeza que o Odone e cia estarão nos camarotes,com suas familias e politicos tomando champanha e rindo da nossa cara, ah… todos terão entrado de graça.

  • infelizmente, nosso futuro com essa parceria e a entrega do nosso maior patrimônio pra mim é uma incógnita… NUNCA aceitei esse projeto arena e cada vez mais reprovo, só que 99 % da torcida está deslumbrada com os encantos do moderno estádio… E se o futebol for mal, vai tudo por água abaixo, o que move o Grêmio é o futebol… e eles já começam dando “choque” nos sócios já na inauguração… Eu sou contra arena, mas pretendia estar na inauguração por ser mais um momento na história do Grêmio… O Antonini antes da eleição disse que a intensão era que os sócios não pagassem, ou que o valor fosse “simbólico”… e os valores estão aí… “simbólicos” 96 reais o ingresso mais barato. Talvez se o resultado da eleição fosse outro…

  • queria saber como me associo? e tbm saber do ultimo jogo no “antigo” arena se já foi ou não. se serão só os sócios q vão poder entrar no ultimo jogo obg?

  • Como pode um clube tão grande quanto ao GREMIO, jogar contra o internacional com medo de atacar e ganhar um jogo ? Isso para nós gremistas, é frustante demais. Esses jogadorzinhos que estão ai no clube deveriam ter mais vergonha na cara e agarrar com mais vontade o poder que tem esta camiseta grloriosa. Diz pra esses pernas de paus, quem ganha jogo, sómente quem joga bola de verdade com ganancia da vitoria. DIREÇÃO, TIREM ESSES JOGADORZINHOS QUE NÃO QUEREM JOGAR PELO CLUBE. Mandem eles para o inter. contratem jogadores com ganancia de vitoria. abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.