A publicação a seguir, é a 1ª de uma série de 3, que irá identificar o perfil do torcedor gremista bem como: seu engajamento com o clube, seus hábitos de consumo, e sua relação com os patrocinadores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Os dados da pesquisa fazem parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Administração – ULBRA, do sócio gremista e integrante do Grêmio do Prata: Renan Bassani.

A pesquisa foi aplicada em 364 pessoas que se declararam torcedores da Dupla Grenal. Do total de entrevistados: 231 gremistas e 133 colorados. Em um primeiro momento abordaremos somente questões que dizem respeito à torcida do Grêmio, e posteriormente também colocaremos em pauta torcedores do co-irmão, quando for necessário.

TRAÇANDO O PERFIL DO TORCEDOR GREMISTA

ENGAJAMENTO COM O CLUBE:

Frequência que você acompanha o seu time: (acompanha jogos, busca notícias no rádio, TV, internet)

Nessa primeira questão expressa-se em números muito daquilo que sabemos e vivenciamos no dia-a-dia enquanto gremistas. O torcedor do Grêmio em sua grande maioria acompanha o time todos os dias da semana, seja pelo rádio, TV, e pelas redes sociais.

 

Qual o seu grau de identificação com o Grêmio?

Mais de 75% dos gremistas entrevistados consideram-se Identificados e Muito Identificados com o clube. Não é por acaso que a torcida gremista foi eleita pela Revista Placar, juntamente com a Pluri Consultoria, a Torcida mais fanática do Brasil.

Porém, um dado preocupante da pesquisa é de que apesar do Grêmio ter uma torcida assídua e identificada com o clube, apenas 33% dos gremistas entrevistados se declararam sócios do Grêmio, como pode-se ver na questão a seguir:

Você é sócio do Grêmio?

 

 

 

 

Um dos principais motivos para a falta de “adesão” da torcida gremista ao Quadro Social do clube, pode ser identificado na pergunta a seguir que foi feita aos SÓCIOS DO GRÊMIO:

Considera alto o valor da mensalidade cobrado para ser sócio do Grêmio?


Como pode-se ver na questão acima, 63,2% dos entrevistados que se declararam sócios do Grêmio, consideram alto o valor da mensalidade cobrado para ser sócio do Grêmio.

Hoje o Grêmio tem planos associativos que variam de R$26,00 à R$369,00, e já foi admitido publicamente pela direção do clube a necessidade da re-adequação dos valores para que o clube possa alavancar o seu Quadro Social.

Na próxima publicação, abordaremos sobre os hábitos de consumo do torcedor gremista e sua relação com a Arena do Grêmio.

 

Renan Bassani
@RenanBassani
Cadastre-se para receber nossas atualizações

Não se preocupe, não enviaremos spam

Um comentário em “TORCEDOR GREMISTA – Análise de marketing (Parte 1/3)”

  • Caros, em relação ao valor das mensalidades, há controvérsias, na minha modesta compreensão. Creio que, para aqueles sócios-patrimoniais que optaram por “melhores acomodações”, sim, a mensalidade está alta. Eu, por exemplo, optei pelas acomodações do 4 anel, para as quais a mensalidade custa R$ 92,00 ou R$ 120,00. Para as demais localizações da Arena, penso que o valor mais alto de mensalidade deveria ser algo em torno de R$ 150,00. Lembro ao leitor que, para essa modalidade de sócio (ex patrimoniais) , só há o dever de pagar a mensalidade, uma vez que não arcamos com o custo dos ingresso. Já as mensalidades referentes aos demais planos de sócio creio que os valores estejam satisfatórios (R$26,00…..). Talvez o Grêmio devesse criar uma espécie de “sócio-participante” (colaborador), pagando em torno de R4 10,00.
    EU acredito que a maior razão de termos perdidos mais de 30.000 sócios, desde 01/2013, bem como de não haver demanda (deveríamos hoje ser 150.000 sócios, FÁCIL) são os resultados de campo, consequentemente as más gestões no futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.