Os Movimentos Grêmio do Prata, Grêmio da Torcida e Grêmio em Movimento, no dia 30 de abril de 2020, protocolaram junto à secretaria do Conselho de Administração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense um requerimento contendo algumas sugestões que entendemos serem pertinentes no intuito de zelar, preservar e apoiar o sócio e torcedor gremista: o principal patrimônio do clube, neste momento delicado em que enfrentamos uma crise sanitária e econômica de nível global, provocada pelo Coronavírus (COVID-19).

No contexto de crise econômica, destacamos a suspensão e restrições de atividades empresariais, diminuindo consideravelmente a renda de diversos trabalhadores autônomos e profissionais liberais, provocando um risco de inadimplência das mensalidades, com a consequente diminuição do Quadro Social.

Acreditamos que o Grêmio precisa incentivar continuamente seu torcedor para que ele esteja junto ao clube, porém, sem que a mensalidade se torne um fardo no momento em que a maioria da população está ponderando e priorizando os seus gastos.

Entendemos a complexidade do cenário atual e valorizamos o esforço da Direção do clube na negociação junto à Arena Porto-Alegrense, que possibilitou a criação do pacote de benefícios e vantagens apresentado publicamente no dia 05 de maio de 2020 e aplicável aos associados que estejam com suas mensalidades em dia. Entretanto, gostaríamos de reforçar a importância de ações que engajem todos os sócios do clube, mesmo os que se encontram inadimplentes devido à crise atual.

Dessa forma, elencamos abaixo os itens sugeridos ao Conselho de Administração visando a adoção de medidas que respaldem e apoiem o sócio/torcedor neste período de dificuldade, como por exemplo:

– Readmissão dos associados que tenham recebido notificação de desligamento por inadimplência entre março e abril de 2020 na condição do art. 39 (Licenciamento).

– Elaboração de um plano de renegociação de mensalidades em atraso, considerando parcelamento e outras facilidades, preservando plenamente os direitos do associado.

– Incentivo à renegociação de mensalidades e migração para plano de sócios mais baratos através dos canais de atendimento oficiais do clube, Quadro Social e redes sociais durante o período de licenciamento.

– Elaboração de um estudo sugerindo a atualização dos valores das mensalidades, considerando a imprevisibilidade de retorno das competições e diminuição de datas do calendário esportivo.

O momento pede solidariedade com o torcedor, para que o mesmo possa permanecer associado e vinculado ao Grêmio, como forma de gratidão a quem faz do Grêmio um clube de futebol de nível mundial, vencedor e superavitário.

Cordialmente,

Saudações tricolores.